STAKEHOLDERS

Categoria:

STAKEHOLDERS

Os chamados stakeholders são os grupos de interesse que integram a empresa: acionistas, funcionários, fornecedores, governo, a própria sociedade. Normalmente, vemos as empresas sendo administradas pelos interesses de um grupo de stakeholders especifico, os acionistas. Mas e os interesses dos clientes, funcionários, ao meio ambiente e à sociedade e etc., não levando em consideração?

Normalmente, os valores de uma empresa já incluem todas essas considerações. Por exemplo, se a empresa trata mal seus clientes ou não remunera adequadamente seus funcionários, seu valor de mercado diminuirá, pois perderá clientes (receita futura) e perderá bons funcionários (receita futura). Se a empresa polui o meio ambiente, seu valor também diminuirá, pois aumentam custos futuros (processos legais, multas, entre outros) e perderá receitas futuras com clientes cada vez mais exigentes com empresas ecologicamente responsáveis.

Portanto, fiquem atentos para identificar os STAKEHOLDERS de sua empresa e saibam quais são seus interesses, para que você possa considerar em seu plano de negócio e sucesso!

Saulo Rufino

Sou contador, especialista em custos, precificação e planejamento financeiro. Atualmente sócio fundador da Macrosult, onde compartilho o conhecimento, dos mais de 20 anos, adquiridas em grandes empresas como BIC, Linde, Akzo e Senac.

Posts Recentes

Fique ligado!

Assine nossa newsletter
e fique por dentro das novidades!