DESCUBRA O QUE É UM BALANÇO PATRIMONIAL

Categoria:

DESCUBRA O QUE É UM BALANÇO PATRIMONIAL

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar de forma qualitativa e quantitativamente, uma determinada data ou período, a posição patrimonial e financeira da Entidade.

No balanço patrimonial, usamos contas para a devida classificação do patrimônio de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação econômico-financeira da empresa (veja também o artigo sobre Plano de Contas).

 

O Balanço Patrimonial é formado por:

Ativo são os bens e os direitos da entidade expressos em moeda. Exemplo: Caixa, bancos, imóveis, veículos, equipamentos, mercadorias, títulos a receber e clientes

Passivo são basicamente as obrigações a pagar da empresa. Exemplo: Títulos a pagar, contas a pagar, fornecedores, salários a pagar e impostos a pagar.

Patrimônio Líquido são os recursos próprios, e seu valor é praticamente a diferença entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

ATIVO

PASSIVO

   Circulante

   Circulante

   Não Circulante

   Não Circulante

 

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Nessa representação gráfico, percebemos que temos um ativo maior que o passivo que representa que temos mais bens e direitos que obrigações.

O patrimônio líquido é a diferença entre os dois, ou seja, se a empresa utilizar todos os bens e diretos e pagar todas as obrigações, teremos sobras que são representadas pelo patrimônio líquido.

Abaixo exemplo de balanço com números para melhor entendimento.

Bibliografia:

 IUDÍCIBUS, Sergio. Organizador. Contabilidade Introdutória. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

  • José Carlos. Contabilidade Básica. São Paulo: Atlas, 2007.

Saulo Rufino

Sou contador, especialista em custos, precificação e planejamento financeiro. Atualmente sócio fundador da Macrosult, onde compartilho o conhecimento, dos mais de 20 anos, adquiridas em grandes empresas como BIC, Linde, Akzo e Senac.

Posts Recentes

Fique ligado!

Assine nossa newsletter
e fique por dentro das novidades!